LAUDOS

Laudos e Verificações

Elaboração de Projetos, Laudos e ART’s de acordo com a necessidade de cada cliente.

O Laudo Elétrico é um tipo de laudo pericial que trata dos aspectos técnicos envolvidos numa instalação elétrica. Ele deve ser emitido por um Engenheiro Eletricista com base em informações levantadas, vistoriadas, medidas e analisadas, de forma a verificar se cada sistema dentro de uma instalação está em conformidade com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

existem diversos tipos de Laudos de Instalações, e a Enervisa fornece serviços para medição e elaboração de Laudos de Instalações na área de Engenharia Elétrica a fim de verificar a conformidade e o atendimento às normas, bem como recomendar e orientar seus clientes para adequação dos mesmos.

  • Laudo das Instalações Elétricas (NR-10):

 

O Laudo de Instalações Elétricas NR10, tem por finalidade a verificação das condições de manutenção das Instalações Elétricas, principalmente no quesito de proteção de pessoas e equipamentos. Contempla, além da verificação de atendimento à normas técnicas, a prevenção de incêndios, danos materiais, queimas, entre outros, como também as normas do ministério do trabalho, de forma a prevenir a integridade física do colaborador no exercício de suas atividades.

 

O Laudo das instalações elétricas são de conformidade à NR-10, prontuário elétrico e também as adequações necessárias para que a instalação atenda a todos os itens das referidas normas.

  • Laudo de Sistema de Aterramento:

O Laudo de Aterramento Elétrico deve ser elaborado em toda empresa, afim de garantir as condições elétricas do local excluindo assim a possibilidade de um possível acidente ou perda patrimonial decorrente de uma falha elétrica.

 

Através do laudo de sistema de aterramento, pode-se avaliar e consequentemente   proteger tanto as edificações quanto os seres humanos e os animais contra descargas atmosféricas.

 

O aterramento é uma instalação imperativa em todos os equipamentos e sistemas elétricos visando, sobretudo dar segurança aos usuários. Mas, além da finalidade de oferecer segurança contra choque elétrico por aqueles que utilizam aparelhos elétricos, o aterramento tem outras finalidades importantes como proporcionar melhor performance à operação de sistemas elétricos, definir valores de tensão em relação à terra, bem como dissipar a energia de descargas elétricas atmosféricas.

  • Laudo Técnico Elétrico Industrial:

O laudo técnico elétrico industrial é um laudo que se destina especificamente ao ambiente industrial e deve ser encarado levando-se em conta os diferentes tipos de instalação,  a voltagem, a classificação de área e as demais características de uma instalação industrial.

Tem como objetivo:

  • Identificação de falhas nas instalações

  • Redução de consumo

  • Identificação de harmônicos para redução do fator de potência

  • Correção/adequação dos índices luximétricos em ambientes industriais

  • Balanceamento eletrodinâmico de fases

  • Seletividade dos sistemas de proteção dos disjuntores e chaves seccionadoras

  • Identificação de circuitos para as built

  • Adequação de sistemas de aterramento e SPDA as novas normas

  • Equipotencialização dos sistemas de aterramento

  • Aumento e/ou regularização de demanda junto à Concessionárias

  • Demais serviços pertinentes a área elétrica para regularização das instalações conforme as normas técnicas

  • Laudo de Equipamentos Elétricos:

A elaboração dos laudos de equipamentos elétricos propicia a avaliação de vários aspectos importantes com relação a segurança e confiabilidade dos equipamentos elétricos utilizados nas instalações em geral, pois neles existe a necessidade de manipulação/interface para seccionamento e manobra de circuitos elétricos, onde técnicos e usuários comuns tem acesso e que, inadvertidamente, podem fazer manobras inadequadas, colocando em risco as suas vidas e de terceiros.

 

Portanto, os laudos de equipamentos elétricos são muito importantes na prevenção de acidentes residenciais, comerciais e industriais, que devem ser executados por profissionais e/ou empresas especializadas, conhecedora das normas e com larga experiência na área.